Cabelo lindo? É pra já!

 Quem disse que o verão é época do cabelo ficar ressecado? Aí vão 31 dicas para você não deixar isso acontecer e ainda conquistar o cabelo dos seus sonhos sem nem precisar gastar toda a mesada das férias!
 
Antes de sair com sua mamis para escolher os produtos que vão fazer aquela diferença na cabeleira, descubra qual é seu tipo de cabelo:

1- Você lavou a cabeça de manhã. Como seu cabelo está no final do dia?

a) Com cara de sujo e raiz oleosa
b) Normal, parece que nada mudou
c) Ressecado
2- Seu cabelo tem brilho?
a) Sim, até demais
b) Não muito
c) Nem um pouco
3- com que frequência você lava o cabelo?
a) Todos os dias
b) Dia sim, dia não
c) Duas vezes por semana

Confira o resultado:
Maioria A = Oleoso.
Esse tipo geralmente é o mais brilhante e hidratado, porém exige atenção diária, já que fica com cara de sujinho muito fácil. É só não exagerar na hidratação e lavá-lo todos os dias, faça chuva ou sol.
Maioria B = Normal ou misto.
Um pouquinho oleoso na raiz e seco nas pontas, esse tipo de cabelo é mais fácil de cuidar, mas merece atenção para não ficar oleoso ou ressecado do dia para a noite.
Maioria C = Seco.
Este é o tipo mais frágil de cabelo e exige muitos cuidados – mas a parte boa é que é possível ficar até (no máximo) três dias sem lavar. Máscaras hidratantes e silicone reparador são itens obrigatórios no dia a dia!

Agora que você descobriu qual é seu tipo de cabelo, confira as dicas para cuidar bem dele e conquistar fios de princesa!
Na hora de lavar
Nem pense em lavar o cabelo com água muito quente. Isso aumenta a oleosidade do couro cabeludo e pode causar caspa, além de ressecar os fios.
Se você tem fios oleosos, use produtos específicos para seu tipo de cabelo e, sempre antes de fazer hidratação, lave-o com um xampu antirresíduo.
Quem tem cabelo seco deve aumentar o intervalo entre as lavagens. Cabelos normais precisam ser lavados dia sim, dia não. Já o cabelo oleoso deve ver o chuveiro todos os dias pela manhã.
O xampu não precisa ser esfregado nos fios, basta espalhar o produto por toda a cabeça e massagear o couro cabeludo levemente.
O condicionador não deve entrar em contato com o couro cabeludo. Ele deve ser aplicado apenas no comprimento do cabelo até as pontas. E não se esqueça de enxaguar bem para tirar todo o produto depois.
Saindo do banho, evite enrolar o cabelo e puxar ou esfregar a toalha contra o couro cabeludo. Essa mania embaraça e quebra os fios.
 
Efeito cabelo de Barbie
Hidratação é tudo! E para dar adeus ao aspecto de vassoura de bruxa, faça um banho de creme no cabelo pelo menos uma vez por semana, para que os fios fiquem brilhantes, sedosos e saudáveis.
Nunca deixe o creme hidratante tempo demais no cabelo. Quem acha que isso aumenta a potência do produto, errou. Às vezes, deixar mais tempo do que o indicado na embalagem pode causar o efeito contrário nas madeixas e deixá-las mais secas.
Você é da turma que tem o cabelo ressecado? Os melhores tratamentos são à base de cremes hidratantes, manteiga de karité e óleo de argan. Procure produtos que tenham esses ingredientes escritos na embalagem.
Dê um basta nas pontas duplas com essa receitinha caseira: misture 1 colher (sopa) de óleo de amêndoas, 1 ampola de vitamina A (comprada em lojas de cosméticos) e 1 colher (sopa) de óleo de babosa. Aplique nas pontas, deixe agir por 30 minutos e depois lave o cabelo normalmente.

Para secar o cabelo
Antes de usar o secador, use um creme protetor térmico para proteger os fios do calor. Ah, e mantenha o secador longe dos fios!
Evite sair de casa com o cabelo molhado. A umidade vai fazer que partículas de poeira e sujeira presentes no ar grudem com mais facilidade nos fios.
Jamais durma com os cabelos molhados. A umidade no couro cabeludo é a porta de entrada pra fungos e bactérias, que estraga os fios e ainda faz mal para sua saúde.
Truque para uma escova perfeita: seque o cabelo com ar quente e quando ele já estiver seco, jogue ar frio por cima. Isso deixa os fios mais brilhantes e evita que fiquem arrepiados.
Cabelos crespos são mais porosos do que os lisos e demoram mais para secar. Por isso, paciência!

Fios no lugar
Para desembaraçar o cabelo, use sempre pentes com dentes largos. Escovas quebram os fios.
O jeito certo de pentear o cabelo é começar pelas pontas e depois ir subindo até a raiz. Assim, você desembaraça primeiro as pontas e vai subindo com calma, evitando que os fios quebrem com o pente.
Prefira pentes de madeira e escovas de cerdas naturais. Pentes de plástico também ajudam a aumentar o frizz e os fios arrepiados.
Para que os fios não quebrem, evite penteá-los demais e ficar passando a mão neles o tempo todo. Outro hábito #fail é a mania de pegar uma mechinha de cabelo e ficar enrolando enquanto pensa no gatinho da sua sala...


Enfrente a tesoura
Depois de um tempo, o cabelo realmente perde o corte e a graça. Para evitar que isso aconteça, faça uma visitinha ao cabeleireiro a cada três meses. Mas se o seu cabelo é do tipo curtinho e você quer mantê-lo assim, o tempo para fazer o reparo é menor: 30 dias.
Quem tem franjinha precisa separar um tempo para a manutenção. O ideal é cortar a cada 15 dias.

 
Domando a juba
Sabe quando você acorda e seu cabelo não quer ficar no lugar de jeito nenhum? Invista em um rabo de cavalo, um coque no alto da cabeça (daqueles torcidinhos) ou uma trança frouxa de lado. Esses penteados ficam lindos e demoram só 10 minutinhos para fazer. ;)
Se você odeia o volume do seu cabelo, temos a solução e ela se chama leave-in (aquele tipo de creme sem enxágue). Aplique-o no cabelo depois de seco e evite ficar passando a mão ou penteá-lo ao longo do dia. Só cuidado para não colocar muito creme e deixá-lo com cara de sujinho.
Nunca prenda o cabelo quando ele estiver molhado. Isso quebra os fios e deixa o cabelo marcado.
Fuja daqueles elásticos bege, bicos de pato e das presilhas muito apertadas. Prefira as chiquinhas de tecido e grampos coloridos.
Sol e vento desbotam e ressecam os fios. Por isso, use reparadores sem enxágue que sejam próprios para o seu tipo de cabelo e, de preferência, também protejam contra os raios do sol.
Depois de entrar no mar ou na piscina, passe a cabeça na água-doce do chuveiro, para retirar o sal e o cloro que estragam os fios.
Você está se divertindo na festa da sua BFF e, de repente, percebe que seu cabelo parece com o de uma bruxa? Calma, o segredo é levar sempre na bolsa um reparador de pontas. Se seu cabelo for cacheado, o produto resolve a situação, é só passar uma gotinha nas pontas dos cabelos. Caso ele seja liso, uma escovinha para desembaraçar dá um jeito na bagunça.
Você tem dúvida sobre o jeito certo de usar leave-in? Guarde essa dica: após lavar o cabelo, tire o excesso de água com a toalha, sem espremer o cabelo. Coloque uma gota – do tamanho de uma moeda de 10 centavos – do produto nas mãos e espalhe do comprimento para as pontas, nunca na raiz. Passe um pente nos fios para o creme espalhar por todo o cabelo e pronto!

Na prateleira
São tantos os produtos para cabelo que você não sabe qual escolher? Então descubra aqui o que cada um desses produtinhos pode fazer pelo seu cabelo e abasteça sua penteadeira da beleza:

Mousse: dá forma aos cabelos (principalmente aos crespos) e ajuda a pentear. Deve ser passado antes de fazer um penteado.
Silicone: protege os fios dos agentes externos, como calor, sol e vento.
Gloss: dá aquele efeito de cabelo molhado, com um visual mais arrumadinho. Escolha uma fórmula sem álcool para não ressecar os fios.
Pomadas e ceras: dão um ar sujinho e descolado ao cabelo, por isso, fazem o penteado ficar com cara de natural, tipo “acordei assim, linda e com os fios arrumados”.
Spray: perfeito para ser usado em dias de festa. Esse produto mantém o penteado no lugar, não importa o quanto você pule.                                   Quem deu as dicas foi Alex Lima, hairstylist do Salão da Praia, localizado na Barra da Tijuca (RJ).Fonte: Revista Atrevidinha

1 comentários:

  1. É issu aí....

    verdade mesmo.........

    eu tbm gosto muitooooo


    Josi...

    ResponderExcluir