domingo, 30 de setembro de 2012

Sabia que as abelhas são mega importantes para a natureza? E ainda fabricam o mel, que dá um trabalhão! Entenda como funciona.



A cada minuto, a abelha toca com a língua em dez flores para recolher o néctar que existe no fundo de cada uma. O néctar é o açúcar que atrai a abelha e vai, no final das contas, se transformar em mel.
Em média, durante uma jornada de trabalho, uma abelha campeira faz 40 viagens de ida e volta, entre sua colmeia e o local onde vai realizar a colheita. Nesse vai e vem, ela chega a visitar 40 mil flores por dia!
Em cada voo é a mesma rotina: primeiro, ela colhe o néctar de várias flores e o deposita em seu estômago, uma espécie de bolsinha que existe no fundo da garganta. A mistura de néctares de inúmeras flores forma um líquido semelhante à água com açúcar.
Depois que a bolsinha está cheia, ela voa até a colmeia onde uma abelha operária a espera. Quando chega, a abelha campeira deposita sua colheita de néctar na boca de uma abelha operária, que tem a saliva diferente, cheia de substâncias que ajudam no processo de transformar a mistura em mel.
Aí, o mel já pronto é depositado em um dos buraquinhos do favo (os alvéolos) e fica lá até que toda a água ainda existente evapore. Quando mais de 80% da água evaporou, o mel já está grosso e pronto. Daí, cada alvéolo é tapado com uma cera especial fabricada pelas próprias abelhas, para que não seja contaminado por nenhum micro-organismo.
Em cada colmeia há mais ou menos 70 mil abelhas, e essa fabricação do mel acontece todos os dias.
 por Adriana Cruz
 Fonte: Atrevidinha

4 comentários:

  1. Adorei essas curiosidades sobre as abelhas!
    A segunda-feira chegou...Boa semana pra vc!
    Beijos!
    www.mamaenadia.com
    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir
  2. Euu amooo meeeeeeeeeeeeeeeel
    mas nao gosto das abelhas.. rsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir

Super Sorteio de Aniversário do Blog

Super Sorteio de Aniversário do Blog
Até dia 09-03-2020

Quem sou eu

Minha foto
Libriana, apaixonada por livros, filmes, poemas e poesias. Formada em Administração, blogueira por paixão e viciada em sorteios... Vanessa Rezende
Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Visitas

SELINHO OFICIAL

SELINHO OFICIAL

Gesto Verde

Seguidores

Livros, Poesias & Cia

Livros, Poesias & Cia
Venha conhecer

Sorteio 3.000 Seguidores

Sorteio 3.000 Seguidores
Chegar aos 3.000 Seguidores

#Leitora em Foco

#Leitora em Foco
Participe do Blog

Top Comentaristas

Top Comentaristas by SemNome

Blog Cantinho da Nêssa