A importância das abelhas


Sabia que as abelhas são mega importantes para a natureza? E ainda fabricam o mel, que dá um trabalhão! Entenda como funciona.



A cada minuto, a abelha toca com a língua em dez flores para recolher o néctar que existe no fundo de cada uma. O néctar é o açúcar que atrai a abelha e vai, no final das contas, se transformar em mel.
Em média, durante uma jornada de trabalho, uma abelha campeira faz 40 viagens de ida e volta, entre sua colmeia e o local onde vai realizar a colheita. Nesse vai e vem, ela chega a visitar 40 mil flores por dia!
Em cada voo é a mesma rotina: primeiro, ela colhe o néctar de várias flores e o deposita em seu estômago, uma espécie de bolsinha que existe no fundo da garganta. A mistura de néctares de inúmeras flores forma um líquido semelhante à água com açúcar.
Depois que a bolsinha está cheia, ela voa até a colmeia onde uma abelha operária a espera. Quando chega, a abelha campeira deposita sua colheita de néctar na boca de uma abelha operária, que tem a saliva diferente, cheia de substâncias que ajudam no processo de transformar a mistura em mel.
Aí, o mel já pronto é depositado em um dos buraquinhos do favo (os alvéolos) e fica lá até que toda a água ainda existente evapore. Quando mais de 80% da água evaporou, o mel já está grosso e pronto. Daí, cada alvéolo é tapado com uma cera especial fabricada pelas próprias abelhas, para que não seja contaminado por nenhum micro-organismo.
Em cada colmeia há mais ou menos 70 mil abelhas, e essa fabricação do mel acontece todos os dias.
 por Adriana Cruz
 Fonte: Atrevidinha

4 comentários:

  1. Adorei essas curiosidades sobre as abelhas!
    A segunda-feira chegou...Boa semana pra vc!
    Beijos!
    www.mamaenadia.com
    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir
  2. Euu amooo meeeeeeeeeeeeeeeel
    mas nao gosto das abelhas.. rsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  3. quem não gosta de mel não é mesmo

    ResponderExcluir