Ecológica e fashion

Entenda por que as sacolinhas plásticas causam mal ao meio ambiente e adote já as ecobags na hora das compras!


Por muito tempo, as sacolas plásticas vistas como uma solução para facilitar a vida de quem precisa carregar pacotes para casa. Por isso, elas se tornaram cada vez mais comuns e, hoje, para onde quer que a gente olhe, existe uma sacolinha, inclusive em lugares nada apropriados, como ruas, parques e mares. Você sabia que isso causa a morte de cerca de 1 milhão de animais marinhos todo ano, porque eles comem as sacolinhas achando que é comida? Tenso, né?
O plástico pode durar até 400 anos na natureza, e só no Brasil são utilizadas 12 bilhões de sacolas desse material a cada ano. Fazendo as contas, são 1,5 milhão de sacolinhas por hora! Dá para imaginar o tamanho da montanha de lixo que isso forma depois? Além disso, o plástico é feito a partir de petróleo e gás natural, dois recursos não renováveis da natureza. O petróleo, aliás, durante o refino, consome água, energia e emite gases que poluem a atmosfera.
Com tantos problemas, cidades do mundo todo estão proibindo o uso do saco plástico, inclusive no Brasil. Ainda bem! Não precisa nem dizer que a Terra não dá conta de absorver tanto lixo - e nem nós temos condições de reciclar tanta coisa.
Então, a ideia é que a partir de agora, os consumidores levem sacolas de pano de casa para as compras e, de lá, novamente para casa: são as ecobags, que diminuem a quantidade de plástico que vai parar nos lixões. Dessa forma, você não ajuda a aumentar a megamontanha de sacolinhas usadas, os bichinhos param de engolir o que não devem e a indústria diminui o ritmo da extração de recursos naturais. Só se lembre de lavar suas sacolas retornáveis com água e sabão de vez em quando, hein!
 
COMO AJUDAR: 

Diga "não" às sacolas plásticas e leve suas compras
nas sacolas retornáveis ou em caixas de papelão (alguns supermercados já oferecem esse conforto);
Carregue pequenas embalagens na mochila ou na bolsa;
Compre ecobags que, "emboladinhas", caibam em qualquer lugar e leve sempre com você; Se precisar usar saco plástico, reuse quantas vezes puder;
Descarte as sacolas de supermercado no lixo reciclável, no coletor de plástico.


         

7 comentários:

  1. adoro ecobags
    http://vcmaisfashion.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi linda,seguindo seu blog lindo,segue o meu tbm www.pointdosorteio.blogspot.com
    te seguirei com outras contas,e quando tiver sorteio me manda que ajudo a divulgar .

    bjao

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post.
    Quando vou ao Supermercado sempre levo uma ecobag da minha mãe.
    Gosto bastante!

    ResponderExcluir
  4. Acho lindas,tenho várias ecobag,e levo para todo luga que vou,elas são práticas, grandes cabem muitas coisas pessoais.Simplismente amooo!!!

    ResponderExcluir
  5. Meninas, vocês perceberam
    como está uma onda de acessórios de caveiras?
    É o famoso Caveirismo néh?
    Tenho visto tantas coisas...
    Ah, ecobags então,bolsas de montão... rs

    ResponderExcluir