sábado, 23 de junho de 2012
Pipoca, cachorro-quente, algodão-doce, pé de moleque, maçã do amor... Isso te lembra alguma coisa? Se você pensou em festas juninas, acertou em cheio! O mês de junho é época de festa e por trás desta comemoração existem coisas que você nem imagina. Quer descobrir?

Mês de festa
Em junho, o Brasil inteiro entra em ritmo de festa. As festas juninas nasceram para homenagear três santos: Santo Antônio, no dia 13 de junho, São João, no dia 24 de junho, e São Pedro, no dia 29 de junho. Os responsáveis em trazer esta comemoração ao Brasil foram os portugueses, quando chegaram aqui com as caravelas, há muitos anos. Hoje em dia, #todoscomemoram.

Dançar até cansar
O que não pode faltar em uma boa festa junina são as danças. A mais conhecida de todas é a quadrilha. Ela geralmente acontece depois do casamento caipira, que tem uma história própria, toda encenada pelos participantes. No enredo, a noiva fica grávida antes do casamento e o pai dela obriga o noivo a se casar. Ele até tenta fugir, mas é preso pelo delegado, que o arrasta até a cerimônia e o vigia durante todo o casamento. Para comemorar a união do casal, é realizada a quadrilha.

Ilustração: Lucas Leite
Chega mais
O lugar onde são realizadas as festas juninas é chamado de arraial. E para ser bem real, ele tem de ter fogueira e muitas bandeirinhas coloridas para decorar o ambiente. A fogueira representa o sol e serve para agradecer aos santos pela fartura de alimentos.

Cai-cai balão, cai-cai balão...
Em época de festa junina, algumas pessoas costumam soltar balões. Esta é uma tradição que surgiu há muito tempo e dizia que os balões levavam os pedidos das pessoas para São João, o santo das festas, protetor dos casados e dos doentes. Quando o balão caía era sinal de que o pedido não daria certo. Hoje a prática de soltar balões é proibida, pois além de causar incêndios é superprejudicial ao meio ambiente. Na hora da brincadeira, escolha outras opções. #ficadica

Hora da brincadeira
Quem vai a uma festa junina tem de parar na barraca das brincadeiras. Os jogos típicos dos arraiais são a pescaria, pau de sebo, bingo, corrida com ovo na colher, corrida dos sacos, tiro ao alvo, toca do coelho, ente muitas outras.

Ilustração: Lucas Leite
Correio elegante
Já ouviu falar dele? É um serviço de mensagens muito eficiente que rola durante a festa. Por meio dele você pode enviar um recadinho para alguém. Até mesmo para aquele paquera em quem está de olho há muito tempo.

Milho e mais milho
Já reparou que a maioria das comidas juninas é feita de milho? Doces e salgados de diferentes tipos e para todos os gostos são produzidos com este grão. Isso porque junho é época de colheita nos milharais, então a produção aumenta e, por consequência, a quantidade de comidas feitas de milho também. Hum, vai um curau aí?

Fontes: Livros Dia de Festa – Receitas e Histórias para comemorar, Gisela Tomanik Berland, Ed. Companhia Editora Nacional e O Guia dos Curiosos, Marcelo Duarte, Ed. Panda Books
Atrevidinha

7 comentários:

  1. Festa Junina é muita diversão e animação!!
    Muito legal :)

    ResponderExcluir
  2. TUDO DE BOM!!
    PAÇOCA,CANGICA...
    MUITA ALEGRIA E DIVERSÃO!!!
    RSRS

    ResponderExcluir
  3. Baum demais da conta sô. kkkkkkkkkkk
    Beijos...

    ResponderExcluir
  4. Olá...
    Ótimo post, festa junina é sempre uma
    Festa pra lá de divertida e cheia
    de emoções.
    Paçoca amo demais... rsrs
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Festa Junina, Uaiii
    bom de mais sôh...
    kkkkkkk
    Beijosssssssssssss...

    ResponderExcluir
  6. Ops, chegou a comelona... O que eu gosto mesmo são as comidinhas, he he tudo bom demais!

    ResponderExcluir
  7. Eita que vou me acabar no amendoim!!!

    Adorei o post flor bjossss

    venha ver o post que eu fiz sobre Maxi colares é um encanto aproveite para conhecer a loja da Dani é tudo de bom...vai adorar bjos
    http://www.cantinhodaquesia.blogspot.com.br/

    sorteio tmb vem
    http://www.cantinhodaquesia.blogspot.com.br/2012/06/sorteio-com-guria-chic.html

    ResponderExcluir

Super Sorteio de Aniversário do Blog

Super Sorteio de Aniversário do Blog
Até dia 09-03-2020

Quem sou eu

Minha foto
Libriana, apaixonada por livros, filmes, poemas e poesias. Formada em Administração, blogueira por paixão e viciada em sorteios... Vanessa Rezende
Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Visitas

SELINHO OFICIAL

SELINHO OFICIAL

Gesto Verde

Seguidores

Livros, Poesias & Cia

Livros, Poesias & Cia
Venha conhecer

Sorteio 3.000 Seguidores

Sorteio 3.000 Seguidores
Chegar aos 3.000 Seguidores

#Leitora em Foco

#Leitora em Foco
Participe do Blog

Top Comentaristas

Top Comentaristas by SemNome

Blog Cantinho da Nêssa