Foto: Reprodução/Tumblr
Foto: Reprodução/Tumblr
Você sabia que uma bela noite de sono faz milagres? Isso isso isso... Ela evita que você acorde com aquele rosto inchado, com a pele opaca, que tenha ataque de bocejos e até emagrece! Agora o melhor: uma noite bem descansada ajuda e muito na concentração (alô, provas!?)! Acha que acabaram as vantagens? Nada... O soninho gostoso ainda evita doenças e deixa a gente m-u-i-t-o mais disposta. Sacou a importância da parada? Então, para acordar como uma diva, confira uns truquinhos bem atrevidos.
À noite, só comidinhas levesInvista em um lanchinho de duas a três horas antes de ir pra cama. Vale uma frutinha, sopa, suco ou leite quente. Esqueça o chocolate, chá-preto, refri e café que têm alto teor de cafeína e não deixam o corpo relaxar e as comidas pesadas, que demoram demais para serem digeridas.
No escurinho do seu quarto...Dormir assistindo novela, filme de terror ou sua série de TV favorita? Negativo! Para acordar tinindo no dia seguinte, desligue todos os aparelhos eletrônicos - e o abajur também - porque barulhos e luzes atrasam a produção de um hormônio chamado melatonina, que induz o sono. Aparelho eletrônico ligado só se for o celular no modo despertador. ;P
Já pra cama!Pra continuar linda e jovem, o negócio é dormir por volta das 22h. É neste horário que o hormônio GH (aquele que cuida da saúde e não deixa envelhecer) é ativado em maior abundância! Além disso, é bom ajustar o relógio biológico. Como fazer isso? Basta dormir e acordar sempre no mesmo horário, inclusive no fim de semana. Assim o corpo vai entender que você está descansada e sem saldo devedor...
O look certoNem pense em cair na cama de jeans ou uniforme da escola. Dormir de pijama não é piegas, muito pelo contrário. É chique e faz toda a diferença no sono porque não aperta nem atrapalha e deixa o corpo mais a vontade para se esticar.
Quando o TRIIIIM vira músicaQuem nunca usou a função “soneca” do celular para aproveitar mais cinco, dez ou quinze minutinhos de sono? Parece uma delícia, mas na real esses minutos a mais podem fazer um estrago no longo prazo. O corpo entende que o tempo extra vai existir para sempre e se prepara para dormir mesmo depois do despertador tocar. Resultado: a chance de você perder a hora um dia é altíssima. Imagina não acordar para a prova do vestibular? 
Tempo de sonoDurma oito horas por noite. Quem dorme mais do que isso pode ficar com uma preguiça do dia seguinte... E se você é daquelas que adora um cochilo depois do almoço, tá liberada! Desde que não seja muito longo – o que atrapalha o sono noturno. Ou seja, uma horinha no máximo!
Travada, nunca mais!Durma como uma pedra e acorde disposta e sem dores, para nunca mais soltar aquela de “ai, essa noite dormi de mau jeito”. O segredo está em manter a coluna alinhada com o tronco, a fim de melhorar a circulação sanguínea e facilitar os estímulos enviados pelo cérebro aos demais órgãos do corpo. Tudo para relaxar muuuuuito. Curtiu, né? Então confira nossas dicas de acordo com sua posição favorita.
Quem deu as dicas: Carolina Elena Carmona de Oliveira, fisioterapeuta formada pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo); Edmilson dos Santos, psicólogo e diretor do Instituto Fonte Clínica e Escola e Renata Federighi, consultora do sono da Duoflex.